LIVRO Vs FILME : Sete Minutos Depois da Meia-noite – Patrick Ness

Perda. Culpa. Invisibilidade social. Bullying. Frustração. Abandono. Todos esses sentimentos vem a tona, com força, em Sete Minutos Depois de Meia-Noite. Tecnicamente um livro infanto-juvenil, não sei se recomendaria este livro para qualquer criança nesta faixa etária. Pois este é uma daquelas obras que usa uma criança, à beira da adolescência, para falar de sensações e assuntos pertinentes a todas as gerações, mesmo porque todos nós já tivemos, em algum momento, a idade de Connor e, se não vivemos exatamente o que ele vive naquele momento, vivemos algo parecido, mesmo que posteriormente.

O bonito de Sete Minutos Depois de Meia-Noite (também conhecido como a tradução brasileira inexplicável para o filme e livro “A Monster Calls” – literalmente, O Chamado do Monstro) é que o “monstro” e as histórias que ele vai contando a Connor vão além de uma relação direta com o que ele está vivendo, embora sem dúvida este seja um aspecto crucial da narrativa. Elas vão construindo, palavra por palavra, diversas camadas de interpretação que acabam por se inter-relacionar, o que leva o leitor mais atento a uma série de reflexões que vão muito além de suas meras 160 páginas.

O filme é uma excelente adaptação e vale muita a pena ser visto, tendo, ou não, lendo o livro. Mas, é claro, não é 100% fiel. Uma série de modificações são feitas, personagens são tiradas de cena por inteiro, em nome de um foco maior na relação familiar de Connor. O que, na minha opinião, não chega a ser especialmente problemático, embora faça com que o foco dramático seja mais centrado e, portanto, não dê tanta abertura para estas outras camadas que o modo como o livro é narrado permite.

Sete Minutos para Meia-noite é, afinal, um daqueles casos em que temos diante de nós uma história aparentemente simples mas que, se soubermos ler / ver nas entrelinhas, tem muito mais a nos oferecer do que pode parecer a princípio. O livro e o filme são, evidentemente, obras diferentes, cada uma com seus méritos, sendo as duas, desse modo, excelentes apostas.

3 comentários em “LIVRO Vs FILME : Sete Minutos Depois da Meia-noite – Patrick Ness

  1. Muito obrigada por compartilhar esse artigo. Parece um livro muito interessante. Eu já quero ler! Eu me interessei por esse livro porque eu li o Sete Minutos Depois da Meia Noite resumo e assisti o filme deste livro. É interessante ver um filme que está baseado em bons livros, acho que são dos melhores filmes, porque não necessita de muito para fazer uma boa historia. Gostei muito, não conhecia a história e realmente fiquei surpresa. Acho que é uma boa idéia fazer este tipo de adaptações cinematográficas. Se vocês são amantes do livro este é um filme que não devem deixar de ver. Pela minha parte eu vou ler o livro em breve.

    Curtido por 2 pessoas

Deixe um comentário